Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/354
Título: A percepção do paciente sobre a unidade de terapia intensiva: revisão de literatura
Autor(es): Silva, Luís Fernando Silva da
Nepomuceno Júnior, Balbino Rivail Ventura
Palavras-chave: Percepção
Pacientes
Unidade de terapia intensiva
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivo: Descrever qual a percepção comum dos pacientes sobre a UTI a que foram internados. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura científica por meio de consultas nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline, Pubmed e Scielo, a partir dos descritores: percepção, pacientes e unidade de terapia intensiva e seus correlatos em inglês. Critérios de inclusão: Estudos científicos originais, de tipologia descritivo, experimental ou causal - comparativa; publicados entre 1995-2015; variável dependente percepção dos pacientes sobre a UTI; pacientes que passaram por internamento hospitalar; amostras compostas por maiores de 18 anos e capacidade cognitiva preservada; clareza nas amostras e análises. Resultados: Foram encontrados 63 artigos, dos quais 50 foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão. Utilizou-se 8 artigos para análise e discussão, sendo agrupados em quadro, utilizando-se os seguintes critérios de análise: autor e ano de publicação; desenho de estudo; tamanho amostras; desfechos. Para a fundamentação teórica somou-se mais 5 referências. Conclusão: A percepção experimentada pelos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva frente à internação é ambivalente e contrasta pontos negativos com positivos. Sobre a percepção negativa pode-se destacar o medo da morte, angústia e incômodo com as rotinas da unidade, solidão e falta de privacidade. Em relação à percepção positiva, observou-se na literatura que a maioria dos pacientes tem um sentimento de gratidão frente ao tratamento recebido pela equipe de saúde e que após a alta da UTI, passa a considerá-la como sinônimo de vida.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/354
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC para salvar no CD.pdf450,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.