Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3410
Título: Escalas de dor neonatal e pediátrica: revisão integrativa
Autor(es): Viana, Jéssica Rebouças
Guirardi, Siena Nogueira
Palavras-chave: Medição da dor; Neonatologia; Pediatria
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: A dor é considerada subjetiva e a incapacidade de se comunicar verbalmente não anula a possibilidade de um indivíduo ter dor, portanto, é fundamental compreender e ficar atento aos sinais que os recém-nascidos e crianças dão quando sentem dor. Objetivo: Identificar na literatura as publicações que utilizam das escalas de avaliação da dor em pediatria e neonatologia. Método: Revisão integrativa, realizada seleção de artigos no período de junho a setembro de 2018, em períodos indexados nas bases de dados Scielo, LILACS, MEDLINE e BDEnf, sendo encontrados 331 artigos no total, totalizando 13 artigos que se adequavam ao estudo. Resultados: A maioria dos artigos 10(76,93%) se encontravam no idioma português, apenas 2 (13,38% estavam em inglês. Quatro(30,77% foram publicados no ano de 2014, dois em 2015, três (23,08%) em 2016 e um (7,7%) em 2018. Oito(61,54%) foram publicados em periódicos e, apenas quatro(30,77%), em revistas de enfermagem. Conclusão: este estudo demonstrou a grande variedade de escalas de dor disponíveis em publicações, tanto para crianças quanto para recém-nascidos, além disso, notou-se que não pode eleger uma escala unanimemente e sim, avaliar de acordo com a situação, a idade e a necessidade de cada paciente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3410
Aparece nas coleções:Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc bahiana.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.