Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3406
Título: Aleitamento materno e a prática do enfermeiro no pré-natal: Uma revisão integrativa
Autor(es): Barbosa, Milena Sampaio
Palavras-chave: Enfermagem; Cuidado pré-natal; Aleitamento materno
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica integrativa sobre a influência da prática do enfermeiro no pré-natal sob o sucesso do aleitamento materno (AM). Teve como objetivo identificar os fatores determinantes para o êxito da amamentação no atendimento do enfermeiro no pré-natal. Metodologia: Foram identificados artigos nas bases de dados Scielo, BVS e LILACS. Para a pesquisa foram utilizados os descritores ‘‘aleitamento materno’’ (breast feeding), ‘‘Enfermagem’’ (nursing) e ‘‘Cuidado pré-natal” (prenatal care). A busca limitou-se aos artigos em português, espanhol e inglês e compreendeu o período de publicação entre 2013 a 2018. Resultados: Foram levantados 196 estudos distribuídos nas bases de dados supracitadas e analisados na presente pesquisa, 08 artigos. Os artigos examinados comprovam, em sua maior parte, que o profissional de saúde não está totalmente qualificado para promoção do aleitamento materno, principalmente na consulta pré natal. É relevante que todos os profissionais de saúde, que acompanhem grávidas e puérperas estejam comprometidos com o incentivo a amamentação e habilitados para prestar orientações adequadas, bem como ensinar o exercício prático do manejo do aleitamento materno. Conclusão: A partir desse estudo pode-se ressaltar que os profissionais de saúde necessitam ser qualificados, de maneira mais efetiva e constante, para assistir o aleitamento materno. É essencial a implementação dos “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, como norteadores do suporte efetivo a amamentação nas unidades básicas de saúde e maternidades.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3406
Aparece nas coleções:Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PÓS versão 03 - 08-03-2019.pdf397,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.