Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3396
Título: Dificuldades do aleitamento materno exclusivo diante da interferência familiar
Autor(es): Carvalho, Emilene Santos de
Santos, Liliam Graziele da Cruz dos
Palavras-chave: Aleitamento materno; dificuldade no aleitamento; Intervenção familiar; Lactente
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo retrata os problemas que as mulheres encontram durante a fase de aleitamento materno exclusivo diante da interferência familiar. Assim, o objetivo foi analisar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em relação ao aleitamento materno exclusivo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, cujo levantamento dos artigos ocorreu em janeiro de 2018 na Base de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde obtendo-se um total de 49 artigos científicos. Após os critérios de inclusão, foi totalizado 13 artigos que permitiu identificar as dificuldades do aleitamento materno exclusivo e as intervenções familiares no primeiro semestre do lactente. Como resultados observou-se que não só a intervenção familiar, mais aspectos psicológicos, trabalho materno e problemas mamários interferem no aleitamento materno exclusivo ocasionando o desmame precoce e/ou complemento à amamentação, sendo preciso conscientização de que o leite materno é um alimento completo, não havendo necessidade de complementação nutricional no primeiro semestre. Concluiu-se que existe a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais de saúde em relação ao incentivo do aleitamento materno exclusivo, bem como a constante meditação sobre sua atuação assistencial diante da lactante e sua família, considerando as condições físicas e emocionais de cada mulher, de modo a conseguir um melhor cuidado e atendimento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3396
Aparece nas coleções:Enfermagem Obstétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilene e Liliam 06.06.2018.pdf265,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.