Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/330
Título: O estresse vivenciado pela equipe de enfermagem no centro cirúrgico
Autor(es): Souza, Geisa Silva de
Silva, Vilma dos Santos
Correia, Cíntia Mesquita
Palavras-chave: Equipe de enfermagem
Centro cirúrgico hospitalar
Estresse ocupacional
Riscos ocupacionais
Data do documento: 2015
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem quanti-qualitativa, com o objetivo de analisar os fatores desencadeantes de estresse para o trabalho da equipe de enfermagem no centro cirúrgico. Os dados quantitativos foram sistematizados de acordo com a caracterização dos artigos quanto ao ano de publicação, região de origem, tipo de estudo, abordagem, periódico, estratificação qualis, categoria profissional dos autores envolvidos e titulação dos mesmos. Para o material qualitativo utilizou-se a análise temática de Bardin, sendo possível organizar e codificar os seguintes temas e categorias: Ambiente cirúrgico - estrutura Física e Organizacional; Dinâmica de trabalho - especificidade de ações e autocontrole em situações de risco e Condições de trabalho – estresse ocupacional. Os estudos apontaram que a equipe de enfermagem no centro cirúrgico trabalha diariamente com situações de urgências e riscos de morte, necessitando de grande conhecimento técnico e tecnológico, agilidade e habilidade, em jornadas de trabalho, muitas vezes, extensas, e, em condições inadequadas de dimensionamento de pessoal, comprometendo assim, a promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde física e mental no âmbito individual e coletivo. Sugere-se o desenvolvimento de ações educativas e rodas de conversa como estratégias de empoderamento e detecção de adoecimento nos profissionais desse setor de saúde, com vistas a evitar e/ou reduzir os fatores desencadeantes de estresse no âmbito ocupacional.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/330
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corpo do tcc 20 de janeiro.pdf89,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Capa e contracapa _1_ FINAL.pdf14,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.