Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/327
Título: Contribuições da arte enquanto recurso terapêutico na clínica psicossocial
Autor(es): Machado, Cintia Cavalcante
Oliveira, Gerfson Moreira
Palavras-chave: Arte
Loucura;
Saúde mental
Clínica psicossocial
Reforma psiquiátrica
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho pretende discutir quais as contribuições da arte enquanto recurso terapêutico na clínica psicossocial. Parte-se de um olhar sobre as intersecções entre os campos da arte, clínica e loucura buscando demonstrar quais as implicações desse encontro para a reelaboração da atenção terapêutica em saúde mental. Este estudo de revisão bibliográfica foi elaborado a partir de artigos publicados em periódicos encontrados nas bases de dados do Scielo, Lilacs e Bireme- Biblioteca Virtual em Saúde. Procurou-se traçar um percurso histórico que retoma o inicio do uso da arte no contexto psiquiátrico brasileiro, passando pelos trabalhos de Osório César, Nise da Silveira e Artur Bispo do Rosário, até chegar ao processo da reforma psiquiátrica, compreendido como um período que vai dá crítica e oposição ao modelo manicomial à implementação dos serviços substitutivos e suas práticas atuais. Serão apresentadas algumas experiências que nos ajudarão a refletir sobre a potência da arte enquanto dispositivo de transformação e produção de novas sociabilidades, mas também as dificuldades e limites presentes no uso deste recurso no contexto dos serviços substitutivos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/327
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC arte e saúde mental vf.pdf399,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.