Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/321
Título: A (de) pressão como sintoma social: notas sobre contemporaneidade
Autor(es): Magalhães, Marilene Moreira da Silva
Azevedo, Fábio Giorgi Santos
Palavras-chave: Depressão
Sintoma social
Psicanálise
Contemporaneidade
Data do documento: 2016
Resumo: Na contemporaneidade, o predomínio de determinadas sintomatologias e formas de subjetivação podem estar intrinsecamente relacionadas com as características da cultura atual. O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a depressão como sintoma social na contemporaneidade. Realizou-se um estudo teórico a partir da revisão de literatura com base em artigos e livros que tratam do tema em questão. Percebeu-se que a contemporaneidade se caracteriza por uma sociedade espetacular e narcísica, produtora de (de) pressões e solicitações por uma busca de gozo sem limites e satisfação a todo custo, o que tem se tornado árduo demais para os sujeitos. Nesse contexto, a depressão surge como mal-estar que expressa o desacordo e o vazio de não corresponder aos ideais da cultura atual. A literatura consultada aponta ainda que o termo depressão tem o termo tem sido usado como um significante para nomear diversos sentimentos, a exemplo da tristeza que tem sido aventada como sinônimo de depressão. Ao lado disso, foi possível reconhecer que a maioria dos casos diagnosticados como "depressão" nos dispositivos de saúde mental são tratados pela via da medicação que, por vezes, considera prioritariamente o sintoma em detrimento do sujeito. Assim, conclui-se que a escuta clínica, especificamente a psicanalítica, surge como uma alternativa à medicalização, a singularidade do sujeito no lugar do enfoque na patologia.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/321
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO PARCIAL REVISADO 12 07 PDF SLOGAN.doc.pdf469,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.