Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3111
Título: | A (des)naturalização da fila: uma ferramenta pedagógica na atenção primária à saúde |
Título(s) alternativo(s): | Anais do 13º Congresso Internacional Rede Unida |
Autor(es): | Sousa, Laio Magno Santos de Marinho, Lilian Fatima F. B. Souza, Renato |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Apresentação: O subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) impacta diretamente a diminuição da oferta de serviços de saúde, ocasionando filas em todos os níveis de atenção -primária, secundária e terciária. As filas para o atendimento parecem estar naturalizadas e habitam o imaginário coletivo sobre o SUS, sendo continuamente abordadas pela grande imprensa. Para além de uma cena comum é preciso problematizar sua existência, do ponto de vista sociopolítico e pedagógico. Conhecer a realidade de um serviço de saúde, para formar profissionais críticos, nos motivou a buscar estratégias pedagógicas mobilizadoras de sentimentos, reflexões, desejos, falsos conceitos, (pré)conceitos e confrontos de significados e experiências. O desafio de articular, no espaço das práticas, os elementos teóricos da Atenção Primária à Saúde (APS), tendo como ponto de partida a perspectiva do usuário, nos motivou a “dialogar” sobre e com as pessoas que vivenciam a fila em uma Unidade de Saúde da Família (USF), em Salvador-Bahia. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/3111 |
ISSN: | 2446-4813 |
Aparece nas coleções: | Artigos Completos Publicados em Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - LAIO SOUZA - 2018.4.pdf | 258,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.