Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/298
Título: | Importância dos aspectos psicomotores na prática pedagógica da educação infantil |
Autor(es): | Ferreira, Maria José Moraes Rebouças, Margaret |
Palavras-chave: | Educação infantil Aspectos psicomotores Desenvolvimento da criança |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a importância dos Aspectos Psicomotores na Prática Pedagógica da Educação Infantil. Pretende-se tornar clara a importância do uso da psicomotricidade e seus aspectos psicomotores: como a lateralidade, a afetividade e a coordenação motora, entre outros – para o processo da aprendizagem. A psicomotricidade inserida na proposta pedagógica da escola e com o intermédio do educador, tornar-se um elemento articulador na prática pedagógica. Os aspectos psicomotores podem ser desenvolvidos através de atividades lúdicas, recreativas e corporais, utilizando o jogo como material pedagógico e proporcionando a criança a descoberta e o uso consciente do seu corpo. A escola que tem uma proposta pedagógica pautada numa educação psicomotora requer o auxílio constante do professor, através da estimulação e de experiências ativas com o meio, tendo como finalidade não só ensinar à criança comportamentos motores, mas sim deixá-la exercer a sua autonomia, sua criatividade, sua curiosidade e a sua vivência com seu próprio corpopara ajudar na sua alegria de viver. A psicomotricidade possui um lugar primordial na Educação Infantil, sendo preventiva nesta fase escolar, portanto, faz-se necessário que os educadores tenham os conhecimentos básicos referentes ao assunto. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/298 |
Aparece nas coleções: | Psicomotricidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Jose 4 (1) TCC.pdf | 195,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.