Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lins, Carolina Freitas | - |
dc.contributor.author | Barros, Rinaldo Antunes | - |
dc.contributor.author | Menezes, Marta Silva | - |
dc.contributor.author | Costa, Beatriz Teixeira | - |
dc.contributor.author | Dahia, Guilherme de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Medrado Junior, Fernando Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T19:24:35Z | - |
dc.date.available | 2019-06-25T19:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.issn | 2525-376X | - |
dc.identifier.number | vol. 2, n. 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2962 | - |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.description.abstract | O avanço das técnicas de exames de imagem levou o diagnóstico clínico a um novo patamar na Medicina moderna, tornando-as indispensáveis para todos os médicos. A fim de que estejam aptos a avaliar adequadamente as imagens adquiridas, além de serem necessários conhecimentos em radiologia, é fundamental que os acadêmicos de Medicina se habituem com a anatomia normal vista através dos exames de imagem. Assim, é necessário que a matriz curricular contemple adequadamente essa necessidade através de estratégias pedagógicas eficazes. Tendo em vista tal diretriz, o ensino da Anatomia Radiológica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) é integrado à abordagem da Anatomia Topográfica no componente curricular Introdução à Técnica Operatória (quatro horas de carga horária semanal). Duas horas semanais são reservadas à Anatomia Radiológica e são divididas em uma hora de discussão clínico-radiológica com docente e uma hora de atividade prática com monitores. As outras duas horas são destinadas ao outro eixo, Anatomia Topográfica. Semanalmente, uma região topográfica é abordada. No eixo Anatomia Topográfica, a região é descrita; na discussão clínico-radiológica, um caso clínico é conduzido, abordando o papel dos exames de imagem na investigação diagnóstica, e a atividade prática com os monitores é dividida em três estações (salas) que abordam a identificação de estruturas em três exames de imagem diferentes. Observa-se assim que a implementação do eixo Anatomia Radiológica na EBMSP é uma ação que visa à adequação da matriz curricular às demandas profissionais ao potencializar a formação acadêmica e o aprendizado do aluno desde os primeiros anos da graduação, no que diz respeito à habilidade de interpretação de exames de imagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.source | http://gradmais.usp.br | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica; Anatomia Radiológica; Currículo Médico. | pt_BR |
dc.title | Eixo de Anatomia Radiológica do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública: Um Relato de Experiência | pt_BR |
dc.title.alternative | GRAD - Revista de Graduação USP | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Completos Publicados em Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - CAROLINA LINS - 2017.pdf | 328,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.