Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Bianca Martins Rocha | - |
dc.contributor.author | Inguaggiato, Maria Luísa | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T19:12:34Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T19:12:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/287 | - |
dc.description.abstract | Fundamentos: A constante interação com o meio e com o Outro proporciona à criança uma maior susceptibilidade às sensações e percepções diversas, todas nutridas de significantes, geradoras de respostas motoras e estados tônicos diferenciados, que lhes garantirá a estruturação de sua imagem corporal, fundamento básico para uma maior expressividade corporal e com características singulares para esta criança. Objetivo: refletir sobre a inter-relação entre o diálogo tônico-emocional e os estímulos sensoriais na constituição da imagem corporal da criança de 0 a 2 anos. Metodologia: foi realizada uma revisão literária através de artigos científicos e livros referenciais sobre o tema em questão, entre os meses de julho e novembro de 2016, com publicações entre 2005 e 2016, incluindo algumas referências de 1987(1), 1989(1), 1990(1), 1995(1), 2001(1) e 2004(1), devido as suas contribuições para a pesquisa. Resultados: A inter-relação entre os estímulos sensoriais e o diálogo tônico são elementos facilitadores na constituição da imagem corporal, na criança. As categorias descritas foram: a influência dos sentidos no desenvolvimento da criança; diálogo-tônico emocional; constituição da imagem corporal; a inter-relação entre o diálogo tônico-emocional e os estímulos sensoriais para a constituição da imagem corporal. Considerações Finais: pensar sobre os ganhos nas habilidades psicomotoras na criança, requer o entendimento de que o sujeito é um ser integrado, cujos ganhos ocorridos em seu desenvolvimento não podem estar somente atrelados a saber sobre os marcos do desenvolvimento. O adequado repertório motor e a estruturação do esquema corporal, acontecem às voltas da estruturação da imagem corporal da criança, num intercâmbio entre: sensações, percepções e diálogo tônico, já que o processo de comunicação existente na díade, estará garantido de carga afetiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporal | pt_BR |
dc.subject | Diálogo tônico | pt_BR |
dc.subject | Sensorial | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | O diálogo tônico-emocional e os estímulos sensoriais na constituição da imagem corporal da criança de 0 a 2 anos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicomotricidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESPECIALIZAÇÃO PSICOMOTRICIDADE 2016.2 - BIANCA LIMA - PDF.pdf | 571,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.