Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Bianca Martins Rocha-
dc.contributor.authorInguaggiato, Maria Luísa-
dc.date.accessioned2017-07-24T19:12:34Z-
dc.date.available2017-07-24T19:12:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/287-
dc.description.abstractFundamentos: A constante interação com o meio e com o Outro proporciona à criança uma maior susceptibilidade às sensações e percepções diversas, todas nutridas de significantes, geradoras de respostas motoras e estados tônicos diferenciados, que lhes garantirá a estruturação de sua imagem corporal, fundamento básico para uma maior expressividade corporal e com características singulares para esta criança. Objetivo: refletir sobre a inter-relação entre o diálogo tônico-emocional e os estímulos sensoriais na constituição da imagem corporal da criança de 0 a 2 anos. Metodologia: foi realizada uma revisão literária através de artigos científicos e livros referenciais sobre o tema em questão, entre os meses de julho e novembro de 2016, com publicações entre 2005 e 2016, incluindo algumas referências de 1987(1), 1989(1), 1990(1), 1995(1), 2001(1) e 2004(1), devido as suas contribuições para a pesquisa. Resultados: A inter-relação entre os estímulos sensoriais e o diálogo tônico são elementos facilitadores na constituição da imagem corporal, na criança. As categorias descritas foram: a influência dos sentidos no desenvolvimento da criança; diálogo-tônico emocional; constituição da imagem corporal; a inter-relação entre o diálogo tônico-emocional e os estímulos sensoriais para a constituição da imagem corporal. Considerações Finais: pensar sobre os ganhos nas habilidades psicomotoras na criança, requer o entendimento de que o sujeito é um ser integrado, cujos ganhos ocorridos em seu desenvolvimento não podem estar somente atrelados a saber sobre os marcos do desenvolvimento. O adequado repertório motor e a estruturação do esquema corporal, acontecem às voltas da estruturação da imagem corporal da criança, num intercâmbio entre: sensações, percepções e diálogo tônico, já que o processo de comunicação existente na díade, estará garantido de carga afetiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectDiálogo tônicopt_BR
dc.subjectSensorialpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleO diálogo tônico-emocional e os estímulos sensoriais na constituição da imagem corporal da criança de 0 a 2 anos.pt_BR
Aparece nas coleções:Psicomotricidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESPECIALIZAÇÃO PSICOMOTRICIDADE 2016.2 - BIANCA LIMA - PDF.pdf571,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.