Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Mário de Seixas | - |
dc.contributor.referees | Guedes, Hermila Tavares Vilar | - |
dc.contributor.referees | Guedes, Jorge Carvalho | - |
dc.contributor.referees | Menezes, Marta da Silva | - |
dc.contributor.referees | Esteves, Roberto Zonato | - |
dc.contributor.referees | Bollela, Valdes Roberto | - |
dc.contributor.author | Aleluia, Iêda Maria Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-28T19:30:15Z | - |
dc.date.available | 2016-10-28T19:30:15Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/267 | - |
dc.description.abstract | Introdução:Desenvolvimento docente é compreendido como importante componente na educação médica, ao visar à melhoria no processo de ensino-aprendizagem; e existe a necessidade de melhor avaliação do impacto desses programas na prática docente. Este estudo visou à avaliação deste impacto. Métodos:Trata-se de um estudo de intervenção, com metodologia qualitativa-quantitativa e com duração de dois anos. Foram realizadas duas oficinas sobre mini Cex e feedback; os professores(14) responderam pré e pós testes sobre conhecimento do assunto, encaminharam relatórios de uso do instrumento e participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano do estudo; os estudantes (200) do 5º semestre de medicina responderam questionários avaliando as competências dos professores, antes e depois das oficinas e também participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano. Os dados quantitativos foram analisados utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com o programa estatístico SPSS 17.0, considerando como estatisticamente significante p<0,05. Os dados qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo. Resultados:159/200 alunos, divididos em 14 turmas práticas, responderam os questionários em 2013 sobre as competências do professor ideal e do real e 145/200 em 2014. Houve percepção de mudança nos professores, pelos estudantes, nas competências de flexibilidade, afetividade, comunicação e avaliação. A análise das falas dos estudantes mostrou a imagem que fazem do professor como detentor de conhecimento e facilitador, além de reconhecer o valor do feedback na formação. Os professores (10/14) reconheceram o valor positivo do programa de desenvolvimento para melhoria de sua prática. Houve incremento no cognitvo, evidenciado pelos escoress dos pré e pós testes. Foi identificada, nas falas dos docentes, a reflexão sobre a práxis docente e o valor do mini Cex enquanto avaliação formativa. Conclusão: Conclui-se que houve impacto positivo do programa na prática docente, além da evidência da necessidade de estímulo constante para manutenção das modficações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento docente | pt_BR |
dc.subject | mini Cex | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.title | Implantação e avaliação do impacto de um programa de desenvolvimento docente para utilização do mini cex na avaliação do estudante de graduação em medicina. | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese.Aleluia.Iêda Maria Barbosa. 2015.001.BAHIANA.pdf | Tese.Aleluia.Iêda Maria Barbosa. 2015.001.BAHIANA. | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.