Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/267
Título: | Implantação e avaliação do impacto de um programa de desenvolvimento docente para utilização do mini cex na avaliação do estudante de graduação em medicina. |
Autor(es): | Rocha, Mário de Seixas Guedes, Hermila Tavares Vilar Guedes, Jorge Carvalho Menezes, Marta da Silva Esteves, Roberto Zonato Bollela, Valdes Roberto Aleluia, Iêda Maria Barbosa |
Palavras-chave: | Desenvolvimento docente mini Cex Feedback Prática docente Educação Médica |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Resumo: | Introdução:Desenvolvimento docente é compreendido como importante componente na educação médica, ao visar à melhoria no processo de ensino-aprendizagem; e existe a necessidade de melhor avaliação do impacto desses programas na prática docente. Este estudo visou à avaliação deste impacto. Métodos:Trata-se de um estudo de intervenção, com metodologia qualitativa-quantitativa e com duração de dois anos. Foram realizadas duas oficinas sobre mini Cex e feedback; os professores(14) responderam pré e pós testes sobre conhecimento do assunto, encaminharam relatórios de uso do instrumento e participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano do estudo; os estudantes (200) do 5º semestre de medicina responderam questionários avaliando as competências dos professores, antes e depois das oficinas e também participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano. Os dados quantitativos foram analisados utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com o programa estatístico SPSS 17.0, considerando como estatisticamente significante p<0,05. Os dados qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo. Resultados:159/200 alunos, divididos em 14 turmas práticas, responderam os questionários em 2013 sobre as competências do professor ideal e do real e 145/200 em 2014. Houve percepção de mudança nos professores, pelos estudantes, nas competências de flexibilidade, afetividade, comunicação e avaliação. A análise das falas dos estudantes mostrou a imagem que fazem do professor como detentor de conhecimento e facilitador, além de reconhecer o valor do feedback na formação. Os professores (10/14) reconheceram o valor positivo do programa de desenvolvimento para melhoria de sua prática. Houve incremento no cognitvo, evidenciado pelos escoress dos pré e pós testes. Foi identificada, nas falas dos docentes, a reflexão sobre a práxis docente e o valor do mini Cex enquanto avaliação formativa. Conclusão: Conclui-se que houve impacto positivo do programa na prática docente, além da evidência da necessidade de estímulo constante para manutenção das modficações. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/267 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese.Aleluia.Iêda Maria Barbosa. 2015.001.BAHIANA.pdf | Tese.Aleluia.Iêda Maria Barbosa. 2015.001.BAHIANA. | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.