Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2603
Título : Avaliação do diagnóstico sorológico da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas tipos 1 e 2
Autor : Castro Filho, Bernardo Galvão
Santos, Fred Luciano Neves
Silva, Carlos Gustavo Regis da
Silva, Nanci Ferreira da
Ferraro, Geraldo José Argolo
Souza, Amâncio José de
Brito, Vanessa da Silva
Palabras clave : HTLV. Diagnóstico sorológico. Desempenho. Acurácia.
Fecha de publicación : 20-jul-2018
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : O diagnóstico da infecção pelo HTLV pode ser realizado através de testes de triagem, seguidos de testes confirmatórios sorológicos e testes moleculares. Devido à heterogeneidade do desempenho relatado pelos testes para triagem para esta infecção e a necessidade de uma avaliação sistemática dos testes comerciais, este estudo tem o objetivo de analisar a acurácia diagnóstica dos testes comerciais de triagem e avaliar os testes confirmatórios sorológicos. Neste estudo de acurácia diagnóstica de fase II, utilizou-se 416 amostras anonimizadas de biorepositório, formando um painel de estudo. Foram avaliados os testes comerciais de triagem sorológica Gold ELISA HTLV-1/2, ELISA Murex HTLV-1/2, SYM Solution anti-HTLV-1/2 e Architect rHTLV-1/2, e os testes confirmatórios comerciais WB 2.4 e INNO-LIA. Todos testes de triagem mostraram 100% de sensibilidade e especificidade > 90% nos testes de ELISA e 98,1% no chemiluminescence immuno assays (CLIA). Os valores do parâmetro area under the curve (AUC) foram> 97%. O parâmetro odds ratio diagnóstico (ORD), revelou valores altos para os testes de triagem. O teste INNO-LIA classificou 85% das amostras de resultado indeterminado no WB, demonstrando boa capacidade discriminatória. Concluímos que os testes comerciais para triagem sorológica para HTLV-1/2 usados no Brasil são seguros para detecção desta infecção. Sendo o teste Gold HTLV-1/2 o que possui os melhores parâmetros de desempenho entre os testes ELISA. No entanto, quando o CLIA é analisado em conjunto, o Architect rHTLV-1/2 apresentou o maior desempenho dentre os testes de triagem. O teste INNO-LIA é a melhor escolha dentre os testes confirmatórios sorológicos. São necessários mais estudos de acurácia diagnóstica dos testes de triagem para HTLV-1/2 empregando RV, ORD e AUC como parâmetros de análise do desempenho, especialmente no Brasil que apresenta taxas elevadas dessa infecção, em especial para os testes Gold ELISA e SYM Solution.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2603
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VANESSA BRITO Versão Final.pdf9,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.