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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Menezes, Diego Silva | - |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Maria de Lourdes Lima de Souza e | - |
dc.contributor.referees | Santos, Alene Vanessa Azevedo dos | - |
dc.contributor.referees | Brito, Milena Bastos | - |
dc.contributor.referees | Aleluia, Iêda Maria Barbosa | - |
dc.contributor.referees | Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins | - |
dc.contributor.author | Calasans, Maria Thaís de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-23T19:44:46Z | - |
dc.date.available | 2018-10-23T19:44:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2572 | - |
dc.description.abstract | A Iniciação Científica é um processo que possibilita a introdução do graduando na ambiência científica, por meio do estímulo à produção de saberes, contribuindo para a formação de profissionais críticos e éticos. No entanto poucos estudos se dedicaram a compreender o papel da Iniciação Científica na formação e atuação médica no Brasil. Objetivos: Analisar a associação entre a Iniciação Científica com o campo de escolha de atuação médica, bem como descrever a percepção do estudante sobre a importância do programa na sua formação. Material e Métodos: Estudo transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com 288 estudantes de Medicina de duas Instituições de Ensino Superior da cidade de Salvador, uma pública e uma privada, através de questionários semiestruturados. Resultados: Dentre os estudantes pesquisados, 76,7% referem intenção de fazer residência após a graduação. Além disso, 37,3% e 41% dos alunos das Instituições de Ensino, pública e privada, respectivamente, fizeram Iniciação Científica e apresentam uma frequência aproximadamente cinco sete vezes maior de interesse na inserção em atividades de pós-graduação Stricto Sensu do que aqueles que não fizeram. Mais da metade (53,7%) relataram ausência de influência do programa sobre a escolha da futura área de atuação após a formatura, bem como na área de escolha para realização da residência (62%). Os dados qualitativos revelam a importância da iniciação científica na formação médica. Conclusão: Os dados não revelaram influência determinante da iniciação científica na área de escolha da residência médica. No entanto, existe associação entre a experiência da iniciação científica e a intenção do graduando de medicina na participação em programas de mestrado e doutorado. A Iniciação científica é importante para o desenvolvimento de habilidades e competências médicas. Os resultados encontrados demonstram que a indissociabilidade entre a pesquisa e o ensino pode ser viabilizada e assegurada a partir dos Programas de Iniciação Científica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.departament | BAHIANA | pt_BR |
dc.publisher.initials | BAHIANA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa. Estudantes de Medicina. Internato e Residência. Escolha da profissão. Prática Profissional. | pt_BR |
dc.title | Associação do programa de iniciação científica com escolha do campo de atuação médica | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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