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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2572
Título : | Associação do programa de iniciação científica com escolha do campo de atuação médica |
Autor : | Menezes, Diego Silva Silva, Maria de Lourdes Lima de Souza e Santos, Alene Vanessa Azevedo dos Brito, Milena Bastos Aleluia, Iêda Maria Barbosa Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins Calasans, Maria Thaís de Andrade |
Palabras clave : | Pesquisa. Estudantes de Medicina. Internato e Residência. Escolha da profissão. Prática Profissional. |
Fecha de publicación : | 19-jun-2018 |
Editorial : | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Resumen : | A Iniciação Científica é um processo que possibilita a introdução do graduando na ambiência científica, por meio do estímulo à produção de saberes, contribuindo para a formação de profissionais críticos e éticos. No entanto poucos estudos se dedicaram a compreender o papel da Iniciação Científica na formação e atuação médica no Brasil. Objetivos: Analisar a associação entre a Iniciação Científica com o campo de escolha de atuação médica, bem como descrever a percepção do estudante sobre a importância do programa na sua formação. Material e Métodos: Estudo transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com 288 estudantes de Medicina de duas Instituições de Ensino Superior da cidade de Salvador, uma pública e uma privada, através de questionários semiestruturados. Resultados: Dentre os estudantes pesquisados, 76,7% referem intenção de fazer residência após a graduação. Além disso, 37,3% e 41% dos alunos das Instituições de Ensino, pública e privada, respectivamente, fizeram Iniciação Científica e apresentam uma frequência aproximadamente cinco sete vezes maior de interesse na inserção em atividades de pós-graduação Stricto Sensu do que aqueles que não fizeram. Mais da metade (53,7%) relataram ausência de influência do programa sobre a escolha da futura área de atuação após a formatura, bem como na área de escolha para realização da residência (62%). Os dados qualitativos revelam a importância da iniciação científica na formação médica. Conclusão: Os dados não revelaram influência determinante da iniciação científica na área de escolha da residência médica. No entanto, existe associação entre a experiência da iniciação científica e a intenção do graduando de medicina na participação em programas de mestrado e doutorado. A Iniciação científica é importante para o desenvolvimento de habilidades e competências médicas. Os resultados encontrados demonstram que a indissociabilidade entre a pesquisa e o ensino pode ser viabilizada e assegurada a partir dos Programas de Iniciação Científica. |
URI : | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2572 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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