Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Elen Beatriz Carneiro | - |
dc.contributor.referees | Sá, Katia Nunes | - |
dc.contributor.referees | Reis, Helena França Correia dos | - |
dc.contributor.referees | Garboggini, Patrícia Virgínia Silva Lordêlo | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Erika Pedreira da | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T20:19:08Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T20:19:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/244 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A Realidade Virtual é uma possibilidade terapêutica a ser utilizada com pacientes após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que podem cursar com alterações de equilíbrio. Objetivo: verificar o efeito terapêutico da Realidade Virtual, associada à fisioterapia convencional, sobre o equilíbrio na marcha e a ocorrência de quedas após AVC. Materiais e Métodos: ensaio clínico randomizado, cego, realizado com pacientes após AVC, randomizados em dois grupos, grupo experimental, que realizou fisioterapia convencional e treino com jogos de realidade virtual e grupo controle, que realizou apenas fisioterapia convencional, submetidos a avaliações de equilíbrio, pelo Gait Dynamic Index (DGI) e à investigação de ocorrência de quedas, antes e após 20 sessões de intervenção. O presente estudo foi registrado no www.clinicaltrials.gov com o NCT02475083. Foi considerada diferença estatisticamente significativa um p < 0,05. Resultados: Foram selecionados 30 pacientes, porém ocorreram três perdas de seguimento, totalizando 13 no grupo controle e 14 no grupo tratamento. Verificou-se diferença do equilíbrio na marcha após intervenção no grupo controle (p = 0,047) e a redução na ocorrência de quedas no grupo experimental foi significativa (p = 0,049). No entanto, na análise intergrupos não houve diferença em ambos os desfechos. Conclusão: A terapia com realidade virtual é uma ferramenta útil para reabilitação do equilíbrio na marcha em pacientes após AVC, com repercussão na redução da ocorrência de quedas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Acidente Vascular Cerebral | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.title | Efeito terapêutico da realidade virtual em indivíduos após acidente vascular cerebral: ensaio clínico randomizado | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO APÓS DEFESA APÓS TAISE.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.