Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Marta Silva-
dc.contributor.refereesCardoso, Augusto Cesar Costa-
dc.contributor.refereesKusterer, Liliane Elze Falcão Lins-
dc.contributor.refereesSales, Márcea Andrade-
dc.contributor.authorVilas Bôas, Lígia Marques-
dc.date.accessioned2016-10-21T20:01:18Z-
dc.date.available2016-10-21T20:01:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/243-
dc.description.abstractIntrodução: o humanismo na área de saúde constitui-se como uma prioridade na formação de profissionais e nas políticas públicas. Objetivo: compreender como o humanismo se expressa no currículo do curso de medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de Salvador-Bahia. Métodos: estudo exploratório descritivo, de natureza mista, realizado com 28 docentes do curso de medicina, por meio das técnicas de análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo temática, durante o período de 31 de outubro a 23 de dezembro de 2013. Resultados: este estudo revelou que todos os docentes consideram importante a abordagem humanística no curso de medicina e que esta abordagem está inserida no curso, com maior ênfase nos seus quatro primeiros anos. A análise de conteúdo gerou três categorias temáticas, a primeira diz como é desenvolvido o humanismo no currículo de medicina e foi dividida em quatro categorias: intuitiva, formação profissional, componente curricular e investimento institucional. A segunda, sugere como pode ser desenvolvido o humanismo no currículo através de cinco categorias: organização curricular, conteúdo, metodologia, formação dos profissionais e pesquisa. A terceira, indica limitações para o desenvolvimento do humanismo no currículo a partir de duas subcategorias: currículo e vem de berço. Considerações finais: foram encontradas evidências de que o humanismo é abordado no currículo do curso de medicina, porém, apresenta-se de forma desarticulada, revelando que o tratamento dado ao tema está vinculado a componentes específicos e ao cenário no qual é desenvolvido, assim como à prática individual do docente. Isso põe em evidência a necessidade de implantação de um eixo humanístico no currículo e elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam a práxis pedagógica docente com base nos princípios humanísticos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleExpressões do humanismo no currículo de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Profª Lígia - última versão.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.