Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/243
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Marta Silva | - |
dc.contributor.referees | Cardoso, Augusto Cesar Costa | - |
dc.contributor.referees | Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins | - |
dc.contributor.referees | Sales, Márcea Andrade | - |
dc.contributor.author | Vilas Bôas, Lígia Marques | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T20:01:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T20:01:18Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/243 | - |
dc.description.abstract | Introdução: o humanismo na área de saúde constitui-se como uma prioridade na formação de profissionais e nas políticas públicas. Objetivo: compreender como o humanismo se expressa no currículo do curso de medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de Salvador-Bahia. Métodos: estudo exploratório descritivo, de natureza mista, realizado com 28 docentes do curso de medicina, por meio das técnicas de análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo temática, durante o período de 31 de outubro a 23 de dezembro de 2013. Resultados: este estudo revelou que todos os docentes consideram importante a abordagem humanística no curso de medicina e que esta abordagem está inserida no curso, com maior ênfase nos seus quatro primeiros anos. A análise de conteúdo gerou três categorias temáticas, a primeira diz como é desenvolvido o humanismo no currículo de medicina e foi dividida em quatro categorias: intuitiva, formação profissional, componente curricular e investimento institucional. A segunda, sugere como pode ser desenvolvido o humanismo no currículo através de cinco categorias: organização curricular, conteúdo, metodologia, formação dos profissionais e pesquisa. A terceira, indica limitações para o desenvolvimento do humanismo no currículo a partir de duas subcategorias: currículo e vem de berço. Considerações finais: foram encontradas evidências de que o humanismo é abordado no currículo do curso de medicina, porém, apresenta-se de forma desarticulada, revelando que o tratamento dado ao tema está vinculado a componentes específicos e ao cenário no qual é desenvolvido, assim como à prática individual do docente. Isso põe em evidência a necessidade de implantação de um eixo humanístico no currículo e elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam a práxis pedagógica docente com base nos princípios humanísticos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Humanismo | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Expressões do humanismo no currículo de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Profª Lígia - última versão.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.