Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/243
Título: | Expressões do humanismo no currículo de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Autor(es): | Menezes, Marta Silva Cardoso, Augusto Cesar Costa Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins Sales, Márcea Andrade Vilas Bôas, Lígia Marques |
Palavras-chave: | Humanismo Humanização Educação Médica Currículo |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Resumo: | Introdução: o humanismo na área de saúde constitui-se como uma prioridade na formação de profissionais e nas políticas públicas. Objetivo: compreender como o humanismo se expressa no currículo do curso de medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de Salvador-Bahia. Métodos: estudo exploratório descritivo, de natureza mista, realizado com 28 docentes do curso de medicina, por meio das técnicas de análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo temática, durante o período de 31 de outubro a 23 de dezembro de 2013. Resultados: este estudo revelou que todos os docentes consideram importante a abordagem humanística no curso de medicina e que esta abordagem está inserida no curso, com maior ênfase nos seus quatro primeiros anos. A análise de conteúdo gerou três categorias temáticas, a primeira diz como é desenvolvido o humanismo no currículo de medicina e foi dividida em quatro categorias: intuitiva, formação profissional, componente curricular e investimento institucional. A segunda, sugere como pode ser desenvolvido o humanismo no currículo através de cinco categorias: organização curricular, conteúdo, metodologia, formação dos profissionais e pesquisa. A terceira, indica limitações para o desenvolvimento do humanismo no currículo a partir de duas subcategorias: currículo e vem de berço. Considerações finais: foram encontradas evidências de que o humanismo é abordado no currículo do curso de medicina, porém, apresenta-se de forma desarticulada, revelando que o tratamento dado ao tema está vinculado a componentes específicos e ao cenário no qual é desenvolvido, assim como à prática individual do docente. Isso põe em evidência a necessidade de implantação de um eixo humanístico no currículo e elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam a práxis pedagógica docente com base nos princípios humanísticos. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/243 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Profª Lígia - última versão.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.