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Título: Perfil funcional da comunicação e desempenho sócio-cognitivo em crianças com diferentes apresentações de autismo
Autor(es): Castro, Martha Moreira Cavalcante
Pondé, Milena Pereira
Lima, Manuela Garcia
Alvarenga, Aline Silva Lara de
Pondé, Milena Pereira
Ferraro, Laura Isabella Galindo
Palavras-chave: Autismo
comunicação
linguagem
socialização
cognição
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração comportamental de etiologias múltiplas com presença de alterações qualitativas e quantitativas na comunicação e interação social, bem como comportamentos, interesses e presença de atividades repetitivas e restritas. Toda criança com diagnóstico do Espectro do Autismo apresenta, em maior ou menor grau, desordens na linguagem, manifestando ou não a linguagem verbal, dependendo da gravidade e classificação associada á patologia. A avaliação do perfil sócio-cognitivo é fundamental para caracterização do quadro do Espectro do Autismo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil funcional da comunicação e o desempenho sócio-cognitivo em crianças em grupos com diferentes apresentações de TEA, na faixa etária de 2 a 12 anos, de ambos os sexos, da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-Ba). Material e Métodos: Este estudo foi realizado com 40 crianças da AMA-Ba, na cidade de Salvador-Bahia, no período de novembro de 2013 a maio de 2014. Para avaliar a funcionalidade da comunicação foi utilizado o Teste de Perfil Funcional da Comunicação e para avaliação sócio-cognitiva foi utilizado a Avaliação Sócio-Cognitiva. Resultados: Os resultados mostraram que ao comparar o perfil funcional da comunicação e desempenho sócio-cognitivo nas diferentes apresentações do autismo, foi possível verificar que existe um perfil sócio-comunicativo homogêneo com alterações significativas na pragmática e nos aspectos sócio-cognitivos. Conclusões: Esses achados mostram que, neste estudo, foi verificada a existência de um fenótipo sócio-comunicativo linear independente da presença de hiperatividade e da gravidade do autismo.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/239
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