Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/239
Título: | Perfil funcional da comunicação e desempenho sócio-cognitivo em crianças com diferentes apresentações de autismo |
Autor(es): | Castro, Martha Moreira Cavalcante Pondé, Milena Pereira Lima, Manuela Garcia Alvarenga, Aline Silva Lara de Pondé, Milena Pereira Ferraro, Laura Isabella Galindo |
Palavras-chave: | Autismo comunicação linguagem socialização cognição |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública |
Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração comportamental de etiologias múltiplas com presença de alterações qualitativas e quantitativas na comunicação e interação social, bem como comportamentos, interesses e presença de atividades repetitivas e restritas. Toda criança com diagnóstico do Espectro do Autismo apresenta, em maior ou menor grau, desordens na linguagem, manifestando ou não a linguagem verbal, dependendo da gravidade e classificação associada á patologia. A avaliação do perfil sócio-cognitivo é fundamental para caracterização do quadro do Espectro do Autismo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil funcional da comunicação e o desempenho sócio-cognitivo em crianças em grupos com diferentes apresentações de TEA, na faixa etária de 2 a 12 anos, de ambos os sexos, da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-Ba). Material e Métodos: Este estudo foi realizado com 40 crianças da AMA-Ba, na cidade de Salvador-Bahia, no período de novembro de 2013 a maio de 2014. Para avaliar a funcionalidade da comunicação foi utilizado o Teste de Perfil Funcional da Comunicação e para avaliação sócio-cognitiva foi utilizado a Avaliação Sócio-Cognitiva. Resultados: Os resultados mostraram que ao comparar o perfil funcional da comunicação e desempenho sócio-cognitivo nas diferentes apresentações do autismo, foi possível verificar que existe um perfil sócio-comunicativo homogêneo com alterações significativas na pragmática e nos aspectos sócio-cognitivos. Conclusões: Esses achados mostram que, neste estudo, foi verificada a existência de um fenótipo sócio-comunicativo linear independente da presença de hiperatividade e da gravidade do autismo. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/239 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_completa_05.05.16.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.