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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Martha Moreira Cavalcante-
dc.contributor.advisor-coPondé, Milena Pereira-
dc.contributor.refereesLima, Manuela Garcia-
dc.contributor.refereesAlvarenga, Aline Silva Lara de-
dc.contributor.refereesPondé, Milena Pereira-
dc.contributor.authorFerraro, Laura Isabella Galindo-
dc.date.accessioned2016-10-21T19:38:29Z-
dc.date.available2016-10-21T19:38:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/239-
dc.description.abstractIntrodução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração comportamental de etiologias múltiplas com presença de alterações qualitativas e quantitativas na comunicação e interação social, bem como comportamentos, interesses e presença de atividades repetitivas e restritas. Toda criança com diagnóstico do Espectro do Autismo apresenta, em maior ou menor grau, desordens na linguagem, manifestando ou não a linguagem verbal, dependendo da gravidade e classificação associada á patologia. A avaliação do perfil sócio-cognitivo é fundamental para caracterização do quadro do Espectro do Autismo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil funcional da comunicação e o desempenho sócio-cognitivo em crianças em grupos com diferentes apresentações de TEA, na faixa etária de 2 a 12 anos, de ambos os sexos, da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-Ba). Material e Métodos: Este estudo foi realizado com 40 crianças da AMA-Ba, na cidade de Salvador-Bahia, no período de novembro de 2013 a maio de 2014. Para avaliar a funcionalidade da comunicação foi utilizado o Teste de Perfil Funcional da Comunicação e para avaliação sócio-cognitiva foi utilizado a Avaliação Sócio-Cognitiva. Resultados: Os resultados mostraram que ao comparar o perfil funcional da comunicação e desempenho sócio-cognitivo nas diferentes apresentações do autismo, foi possível verificar que existe um perfil sócio-comunicativo homogêneo com alterações significativas na pragmática e nos aspectos sócio-cognitivos. Conclusões: Esses achados mostram que, neste estudo, foi verificada a existência de um fenótipo sócio-comunicativo linear independente da presença de hiperatividade e da gravidade do autismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectsocializaçãopt_BR
dc.subjectcogniçãopt_BR
dc.titlePerfil funcional da comunicação e desempenho sócio-cognitivo em crianças com diferentes apresentações de autismopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
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