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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Castelar, Marilda | - |
dc.contributor.advisor-co | Castro, Martha Moreira Cavalcante | - |
dc.contributor.referees | Franco, Aicil | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, José Carlos Santos | - |
dc.contributor.referees | Matos, Marcos Antonio Almeida | - |
dc.contributor.author | Viana, Danilo Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T20:29:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-20T20:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/225 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Dirigir é uma habilidade necessária nos dias atuais. Contudo, acidentes, engarrafamentos, estresse, impaciência, intolerância e auto cobrança são situações e sentimentos presentes no trânsito contemporâneo. Estas vivências conflitantes enfrentadas pelo motorista no seu dia a dia podem causar medo de dirigir. Nestes sentido, existem vários tratamentos usados para pessoas que tem medo de dirigir, dentre as quais, a Terapia com Realidade Virtual. Objetivo: Avaliar os efeitos proporcionados por um jogo de condução de carros, utilizando-se um sensor de movimento como equipamento de interação humano-máquina, em indivíduos com medo de dirigir. Metodologia: Foi realizado um estudo de intervenção pareado com 22 indivíduos com medo de dirigir. Os dados foram coletados através das escalas Driving Cognition Questionnaire (DCQ), Escala de Ansiedade de Hamilton (HAM-A) e Post-Traumatic Stress Disorder Checklist - Civilian Version (PCL-C), que foram aplicadas antes e após as seis sessões de Terapia com Realidade Virtual. A analise dos dados foi feita através do teste T pareado (intra grupo), com um nível de significância de 5 % (p<0,05). Resultados: Os Achados deste estudo revelam uma redução estatisticamente significante nos escores das escalas DCQ e HAM-A, o que permitiu que outras associações e correlações fossem realizadas. Contudo, não houve uma redução estatisticamente significante na escalas PCL-C. Conclusão: A Realidade Virtual, em conjunto com o sensor de movimentos, demonstrou-se uma promissora ferramenta auxiliar para o tratamento de indivíduos com medo de dirigir. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Medo de dirigir | pt_BR |
dc.subject | Terapia com Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Sensor de movimentos | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Terapia com Realidade Virtual em Indivíduos com Medo de Dirigir. | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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