Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/1994
Title: | ODONTOLOGIA PERIODONTIA Plano de Ensino 2016.2 |
Authors: | AZOUBEL, MARIA CECILIA FONSECA BARBOSA, MONICA DOURADO SILVA TUNES, ROBERTA SANTOS |
Keywords: | ODONTOLOGIA PERIODONTIA PLANO DE ENSINO |
Issue Date: | Jul-2016 |
Description: | O componente curricular destina-se a prover conhecimento científico e clínico ao aluno, capacitando-o para o exercício da Periodontia, resgatando e correlacionando os conhecimentos previamente adquiridos dos Fundamentos Biológicos básicos nos componentes curriculares de Biomorfofunção I, II e III, Processo Saúde e Doença I, II e III, Biofunção, Humanismo e Saúde, Clínica da Criança, Estomatologia I, de forma a embasar o estudo da etiopatogenia, do diagnóstico, da prevenção e da terapêutica das doenças periodontais. As metodologias utilizadas no componente curricular visam prover ao aluno discernimento e embasamento científico para a execução do plano de tratamento no contexto do paradigma de promoção da saúde, visando o atendimento integral de pacientes inseridos no programa SUS especialmente na atenção da saúde do adolescente, do jovem e do idoso, valorizando o papel do Cirurgião-Dentista como profissional de saúde. As atividades envolvem aulas expositivas, seminários, prática laboratorial e prática ambulatorial. Em todo o decorrer do curso existe o estímulo para a busca bibliográfica para atualização e revisão de temas gerais e específicos suscitados pela prática. A atividade laboratorial enquanto pré-clínica e a clínica em si primam pela valorização humanística do paciente, pela postura profissional ética, e estimula no aluno o desenvolvimento de um caráter profissional com compromisso, capaz de tomar decisões, comunicar-se com seus pacientes e em seu ambiente de trabalho. Com isso serão trabalhados neste componente curricular as relações interpessoais (aluno/paciente, aluno/professor, aluno/aluno) com ênfase nos aspectos éticos, psicológicos e educacionais. Os trabalhos em grupo e as sessões de tutoria do ensinamento baseado em problemas – PBL realizados visam ao desenvolvimento de competências e habilidades como a comunicação, a liderança e a tomada de decisões. |
URI: | http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/1994 |
Appears in Collections: | Aula, Videoaula, Modelagem Computacional em Saúde etc. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ODONTOLOGIA_PERIODONTIA_2016_2.pdf | ODONTOLOGIA_PERIODONTIA_2016_2 | 49,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.