Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/107
Título : Uso do Nintendo Wii em pacientes com HAM/TSP: Ensaio Clínico Randomizado
Autor : Sá, Katia Nunes
Castro Filho, Bernardo Galvão
Lima, Januário Gomes Mourão e
Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Arnaut, Víctor Almeida Cardoso de Oliveira
Palabras clave : HTLV-1
HAM/TSP
Exercícios terapêuticos
Terapia virtual
Equilíbrio
Fecha de publicación : 25-feb-2014
Editorial : Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumen : A mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) é uma doença desmielinizante crônica e progressiva e que afeta predominantemente a medula espinal. O equilíbrio e a locomoção nos indivíduos acometidos ficam comprometidos e exige alternativas terapêuticas para a reabilitação. Objetivo: Verificar o efeito da Wii Terapia como recurso terapêutico adicional no tratamento de pacientes com HAM/TSP, verificando impactos no equilíbrio, dor e qualidade de vida. Metodologia: Ensaio clínico randomizado duplo cego realizado com 9 indivíduos com diagnóstico confirmado pelos critérios da OMS, divididos em dois grupos – G1 que realizou exercícios terapêuticos associado ao uso de jogos do Nintendo Wii e G2 que realizou somente exercícios terapêuticos. Todos os participantes foram submetidos a uma avaliação da dor pela escala visual analógica (EVA) e do equilíbrio pela escala de Berg, responderam a um questionário sobre qualidade de vida (SF-36), antes e depois das 10 sessões. Os dados foram analisados através dos testes T pareado (intra grupo) e não pareado (inter grupo), com alfa de 5% , poder de 80% e IC 95%. Resultados: Na análise intra grupo foi encontrada diferença apenas no escore da Escala de Berg e dos domínios capacidade funcional e aspectos emocionais do grupo teste (p<0,05). Na comparação do delta dos escores entre os grupos, os domínios aspectos emocionais (p=0,027) e capacidade funcional (p=0,054) foram diferentes entre os grupos. Conclusão: A terapia com realidade virtual usando o Nintendo Wii demonstrou impacto positivo superior em relação ao protocolo de exercícios funcionais sobre o equilíbrio e sobre os domínios de capacidade funcional e aspectos emocionais na qualidade de vida dos participantes.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/107
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Victor Almeida Cardoso de Oliveira Arnaut.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.