Pinto, Elen Beatriz CarneiroFonseca, Erika Pedreira da2016-10-212016-10-212015http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/244Introdução: A Realidade Virtual é uma possibilidade terapêutica a ser utilizada com pacientes após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que podem cursar com alterações de equilíbrio. Objetivo: verificar o efeito terapêutico da Realidade Virtual, associada à fisioterapia convencional, sobre o equilíbrio na marcha e a ocorrência de quedas após AVC. Materiais e Métodos: ensaio clínico randomizado, cego, realizado com pacientes após AVC, randomizados em dois grupos, grupo experimental, que realizou fisioterapia convencional e treino com jogos de realidade virtual e grupo controle, que realizou apenas fisioterapia convencional, submetidos a avaliações de equilíbrio, pelo Gait Dynamic Index (DGI) e à investigação de ocorrência de quedas, antes e após 20 sessões de intervenção. O presente estudo foi registrado no www.clinicaltrials.gov com o NCT02475083. Foi considerada diferença estatisticamente significativa um p < 0,05. Resultados: Foram selecionados 30 pacientes, porém ocorreram três perdas de seguimento, totalizando 13 no grupo controle e 14 no grupo tratamento. Verificou-se diferença do equilíbrio na marcha após intervenção no grupo controle (p = 0,047) e a redução na ocorrência de quedas no grupo experimental foi significativa (p = 0,049). No entanto, na análise intergrupos não houve diferença em ambos os desfechos. Conclusão: A terapia com realidade virtual é uma ferramenta útil para reabilitação do equilíbrio na marcha em pacientes após AVC, com repercussão na redução da ocorrência de quedas.pt-BRacesso abertoAcidente Vascular CerebralEquilíbrioRealidade virtualEfeito terapêutico da realidade virtual em indivíduos após acidente vascular cerebral: ensaio clínico randomizadodissertação