MATOS, Sérgio Ivan Reis2025-10-062025-10-062025https://repositorio.bahiana.edu.br/handle/123456789/9676Introdução: A integração da arte como estratégia de humanização na formação médica é tema central deste estudo, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais (2014), que priorizam a formação de médicos críticos e humanistas. Objetivo: Descrever a incorporação e a tipologia da arte como formação humanística nos currículos médicos das faculdades brasileiras. Metodologia: Buscou-se descrever como a arte é incorporada nos currículos das faculdades de medicina brasileiras, identificando modalidades artísticas utilizadas e formas de inclusão (obrigatória ou optativa). Para isso, realizou-se análise documental qualitativa dos Projetos Pedagógicos de 27 instituições de ensino médico, selecionadas proporcionalmente por região (segundo a Associação Brasileira de Educação Médica), utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin para categorizar práticas artísticas. Resultados: Identificou-se que 40% das instituições não mencionam arte em seus currículos, enquanto 60% a incluem, predominantemente como atividades optativas (73%), com destaque para cinema (15 instituições), música (9) e teatro (4). Componentes obrigatórios apareceram em apenas 18% das instituições, como projetos Cine & Medicina (UFPB) e uso de filmes/literatura em mentorias (UNICENTRO), muitas vezes sem detalhamento metodológico. Conclusão: A arte, embora reconhecida como ferramenta para desenvolver empatia e reflexão, é subutilizada e fragmentada nos currículos médicos brasileiros, com ênfase em atividades passivas e optativas. Recomenda-se políticas nacionais para integrá-la de forma obrigatória, alinhada às diretrizes vigentes, além de capacitação docente e estudos que avaliem seu impacto na formação de profissionais humanizados, garantindo equidade na qualidade do ensino médico em todas as regiões do país.ptArteHumanizaçãoEducação MédicaUso da arte como educação humanística em faculdades de medicina do Brasil: uma análise qualitativa