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dc.contributor.authorSouza, Luciana Soares-
dc.contributor.authorTestagrossa, Jozélia de Abreu-
dc.date.accessioned2017-11-13T13:47:34Z-
dc.date.available2017-11-13T13:47:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/816-
dc.description.abstractDurante toda a vida o ser humano aprende. Fatores biológicos, psicológicos, afetivos, o meio social e a cognição interferem positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. Na fase escolar, momento crucial, porém não único, para a aquisição do conhecimento é possível encontrar algumas dificuldades e problemas que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. Cada sujeito tem sua maneira própria de perceber e se relacionar com o mundo e desta forma, compreender o meio que o cerca e estabelecer conexões próprias. Na aprendizagem essas conexões são as diversas formas de aprender que cada indivíduo desenvolve a partir de situações que os afetam e que tenham um significado para si. Na contemporaneidade, diversos são os problemas que dificultam o sujeito de aprender. As configurações familiares estão em constante mudança, questões econômicas, o meio que o cerca, questões biológicas e hereditárias, questões sociais conflituosas, falta de estímulos, escola descontextualizada da realidade dos alunos. Estas são algumas das realidades que atravessam a vida do sujeito e impacta em sua formação como indivíduo e na sua forma de aprender no mundo. A Psicopedagogia busca entender como a aprendizagem é afetada por estas questões e quais as intervenções possíveis para que o sujeito ultrapasse essas barreiras e se reconecte com o mundo a partir de uma nova visão contribuindo para a sua compreensão. É importante ressaltar que o trabalho psicopedagógico contribui para que o sujeito desenvolva a sua autonomia, o prazer de aprender e se sinta fortalecido para superar obstáculos colaborando desta forma para a sua formação. A Avaliação Psicopedagógica realizada na criança no SePsi (Serviço de Psicologia) da EBMSP (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) foi embasada na corrente de pensamento da Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que utiliza da abordagem teórica de Piaget, Freud e Pichon-Rivière para compreender o processo de aprendizagem e suas dificuldades. O objetivo deste trabalho é tecer breves considerações a respeito da integração dos aspectos cognitivos, sociais e afetivos que colaboram na aprendizagem do ser cognoscente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleUma avaliação psicopedagógico de cunho monográficopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Monografias de Especializaçãopt_BR
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