Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8117
Título: Saúde mental das mulheres da pandemia de COVID-19
Autor(es): Landeiro Passos Pinheiro, Beatriz
de Jesus Soares, Danielle
Chaves dos Santos, Patrícia Gabriele
Palavras-chave: Saúde mental
COVID-19
Mulheres
Divisão Sexual do Trabalho
Atenção Primária a Saúde
Data do documento: 2022
Resumo: A pandemia trouxe impactos importantes na saúde mental de todos, em especial dos trabalhadores da área de saúde, sendo as mulheres as mais afetadas deste grupo. Além de serem maioria na profissão de saúde, estando na linha de frente no enfrentamento da COVID-19, elas também experienciam a sobrecarga de cuidado do trabalho reprodutivo em seus lares. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar os impactos que a pandemia de COVID-19 trouxe para a saúde mental das mulheres mães e profissionais de saúde da Atenção Primária a Saúde em Salvador/Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada com 8 profissionais de saúde – enfermeiras, médicas, dentistas e agentes comunitárias de saúde de uma Unidade de Saúde da Família de Salvador, com as quais foram realizadas entrevistas emiestruturada, as quais foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir das categorias foi possível identificar o medo, a mudança de rotina, aparecimento de sintomas ansiosos – como insônia e sono não reparador, pensamentos negativos, alteração significativa no peso e impaciência – frente a pandemia, além da sobrecarga advinda da jornada de trabalho feminina – na Unidade de Saúde da Família e em casa.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8117
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Landeiro Passos Pinheiro.pdf672,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.