Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7850
Título: Possibilidades clínicas para otimizar as técnicas de adesão nos procedimentos restauradores diretos
Autor(es): LISBOA, Priscila Serra de Oliveira
Palavras-chave: Sistema adesivo
Esmalte
Dentina
Data do documento: 2018
Resumo: O uso de sistemas adesivos proporcionam adesão entre as estruturas dentárias e os materiais resinosos. No esmalte a adesão é confiável, garantindo sucesso clínico ao procedimento, porém na dentina a adesão é mais complexa, pois essa se apresenta heterogênea e repleta de particularidades. Os sistemas adesivos são classificados como convencional que preconizam o uso de condicionamento ácido antes da aplicação do adesivo e autocondicionante que dispensam a aplicação do ácido. Recentemente foram disponibilizados no mercado os sistemas universais, que são adesivos de fácil aplicação e versáteis, uma vez que o mesmo produto pode ser utilizado pela técnica convencional e autocondicionante. O surgimento de adesivos simplificados nem sempre é uma vantagem para a prática clínica, pois não vai necessariamente produzir melhor desempenho de adesão. Cada adesivo possui suas particularidades, mecanismo de ação e vantagens, sendo importante conhecer a correta técnica de aplicação de cada sistema, reforçando a necessidade de conhecer o processo de adesão e sua interação com os tecidos dentinários, para assim obter durabilidade e sucesso clínico em longo prazo. O objetivo deste trabalho é abordar através de uma revisão de literatura, os sistemas adesivos, sua classificação, mecanismo de união e possibilidades para melhorar a qualidade adesiva e longevidade clínica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7850
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.