Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7845
Título: Associação entre síndrome metabólica e periodontite crônica em indivíduos com excesso de peso
Autor(es): FONSECA, Lorena Cerqueira Jatahy
Palavras-chave: Síndrome metabólica
Doença periodontal
Obesidade
Data do documento: 2018
Resumo: A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de alterações que representam fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2. Devido ao fato de tanto as doenças periodontais (DPs) como a SM estarem associadas a um estado inflamatório sistêmico subclínico, este pode modular a inflamação no periodonto, aumentando a susceptibilidade às DPs. Este estudo objetiva avaliar a associação entre periodontite crônica e SM em pacientes com excesso de peso do ambulatório docente assistencial da EBMSP. Após avaliação clínica e laboratorial, 121 indivíduos foram divididos em grupos metabólicos (1: pacientes com SM e 2: pacientes sem SM). Após avaliação periodontal, foram classificados como sem ou com periodontite crônica moderada ou grave, sendo os sítios periodontais categorizados segundo os parâmetros com PS> 3mm e ≤ 5mm (PS 1)/ >5mm e ≤7 mm (PS 2)/ >7mm (PS 3) e NIC> 3mm e ≤5mm (NIC 1)/ > 5mm e ≤ 7 mm (NIC 2)/ >7mm (NIC 3). Verificou-se que o grupo 1 apresentou IP, SS, PS1, PS2, NIC1, NIC2, média de PS e NIC superiores, significativamente, ao grupo 2. Dentre os 94 indivíduos com SM, 23 (24.5%) apresentaram periodontite moderada e 55 (58.5%) grave. Conclui-se que houve uma associação entre a SM e a periodontite crônica, assim como maior severidade dos parâmetros clínicos periodontais.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7845
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.