Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7843
Título: Larissa Cardoso Rosário da Silva - Tratamento de pacientes com amelogênese imperfeita um caminho a seguir
Autor(es): SILVA, Larissa Cardoso Rosário da
Palavras-chave: Amelogênese Imperfeita
Esmalte dentário
Reabilitação buca
Data do documento: 2018
Resumo: A (AI) é uma má formação do esmalte dental, de origem hereditária, que pode afetar as dentições decídua e permanente. Historicamente, pacientes com esta anomalia eram tratados com múltiplas extrações. A ocorrência desta patologia tem variadas consequências, e apresentam-se em graus diferentes, a depender do tipo. Este trabalho tem como finalidade apresentar dois casos clínicos com diagnóstico de (AI) em criança, descrevendo suas alterações e relatando um protocolo de tratamento menos invasivo, com enfoque na promoção de saúde bucal. Relatos de caso: paciente BSC, 14 anos, sexo feminino e paciente BSC, 8 anos, sexo masculino, irmãos, ambos ASA I, apresentando alterações de cor, tamanho e forma dos dentes, excessiva sensibilidade e superfície rugosa. Após avaliação radiográfica (panorâmica) observou-se áreas radiopacas e radiolúcidas nas coroas e rizogênese tardia, compatível a Amelogênese Imperfeita do tipo hipoplásica. Optando por um tratamento mais conservador foi possível reabilitar estética e função com sucesso. Quando a patologia é identificada precocemente o êxito no tratamento é obtido com maior facilidade. Desse modo, é possível preparar o paciente por meio de promoção de saúde, proporcionando um suporte para continuidade do seu tratamento com reabilitação estética e funcional.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7843
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.