Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7765
Título: Ocorrência de infecções fúngicas pós transplante de medula óssea em um hospital de Salvador
Autor(es): CARVALHO, Gileno Falcon
Palavras-chave: Infecção Fúngica
Transplante de células tronco hematopoiéticas
Estudo transversa
Epidemiologia
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Pacientes submetidos ao Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) estão mais susceptíveis a infecções oportunistas devido à imunossupressão induzida pelo procedimento. Dentre estas infecções, se destacam as de origem fúngica, as quais normalmente não apresentam riscos elevados para a população geral, mas para pacientes imunossuprimidos elas necessitam de atenção especial, pois nesse perfil de paciente tanto a incidência quanto a letalidade são maiores. Objetivo: Avaliar a ocorrência de infecções fúngicas (IF) em pacientes que foram submetidos ao TCTH no Hospital são Rafael. Métodos: Foram coletados prontuários digitalizados de pacientes que receberam TCTH do Hospital São Rafael do período de julho de 2011 a julho de 2018. Os dados foram analisados a partir do Microsoft Excel e SPSS. Resultados: Foram analisados 308 prontuários de pacientes submetidos ao TCTH, dos quais 161 eram do sexo masculino (52,3%) e 147 do sexo feminino (47,7%). Dentre estes pacientes, 5 (1,6%) desenvolveram IF, e todas elas foram infecções por Candida (IC). Foram observadas apenas duas espécies fúngicas nestes pacientes, Candida albicans (80%) e Candida tropicalis (20%). Não foram registradas outras espécies de fungos nos prontuários. A idade média dos pacientes que desenvolveram IF foi de 53 anos. Não houve diferença relevante entre a quantidade de infecções por sexo. Não foram registrados casos de Doença do Enxerto Contra Hospedeiro nos pacientes com IF. A letalidade por infecções fúngicas observada no estudo foi de 60%. Conclusão: Diferente de outros cenários, as IC foram as únicas identificadas dentre os pacientes com IF, mas ainda apresentaram uma elevada taxa de letalidade. É recomendado que mais estudos nessa área sejam realizados para definir melhor o perfil epidemiológico das IF em pacientes submetidos a TCTH.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7765
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.