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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViterbo, Igor Henrique Mafuz-
dc.date.accessioned2023-08-14T09:16:02Z-
dc.date.available2023-08-14T09:16:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7116-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: a educação médica passou por uma mudança significativa, as experiências clínicas passaram a ocorrer mais precocemente no curso de Medicina. Nesse contexto, foi preciso compreender a autopercepção dos estudantes à inserção ao cuidado, de modo a avaliar a evolução da aplicação de atitudes centradas no paciente. A despeito da inserção do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) nas faculdades médicas, ainda se observa que acadêmicos, principalmente dos últimos anos de graduação, apresentam atitudes mais centradas no médico e paternalistas em relação ao paciente. Objetivo: analisar as percepções dos estudantes com relação aos atendimentos prestados em um ambulatório docente assistencial ao longo do curso de Medicina, com base no MCCP. Métodos: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal. O estudo foi realizado com acadêmicos de Medicina do 3º ao 6º ano em um ambulatório docente assistencial de Salvador (BA) no período de agosto a dezembro de 2021. A pesquisa foi realizada através da aplicação do questionário Patient-Practitioner Orientations Scale (PPOS) para estudantes, ou adaptações dele, no qual visa a avaliação de crenças existentes em relação a médicos, pacientes e o exercício da medicina, além de atitudes e situações que possam ter ocorrido na consulta, na qual serão julgadas por meio de escala Likert. Resultados: Foi observado uma concordância quanto a importância do estabelecimento de uma boa relação médico-paciente e confiabilidade do paciente quanto às informações passadas pelo discente em detrimento de outras fontes. Quanto à análise comparativa entre os semestres, de modo geral, fora observado padrão de respostas semelhante. Os discentes, em sua maioria, não reportaram dificuldade durante o atendimento e concordaram de forma parcial ou total em relação a relevância dos componentes curriculares no estabelecimento do MCCP. Conclusão: O estudante de medicina destacou, por meio de autopercepção, a importância de uma boa relação médico-paciente nos atendimentos ambulatoriais prestados, de modo a considerar o paciente como protagonista do processo terapêutico. Além disso, os discentes reconheceram a influência positiva de componentes ofertados na formação humanística do acadêmico de Medicina e na assistência ao paciente, por tratarem em sua ementa da relevância do Método Clínico Centrado na Pessoa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelação Médico-Pacientept_BR
dc.subjectAssistência Centrada no Pacientept_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleAtendimento clínico realizado pelo acadêmico de medicina percepções do estudantept_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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