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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Florentino, Maria Thereza Uzêda Espinheira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T09:28:51Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T09:28:51Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7051 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: As Narrativas se constituem como um dos elementos essenciais na humanização da formação médica. A formação tecnicista vigente por muitas décadas começou a dar lugar a uma graduação que permite um maior foco no biopsicossocial, tanto dos pacientes, quanto dos alunos. OBJETIVOS: Analisar a compreensão dos alunos de Medicina sobre o componente “Narrativas em Medicina” da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Compreender se houve mudanças no hábito de leitura após passarem pelo componente. MÉTODOS: O presente estudo consiste em uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa. Foram entrevistados alunos que ingressaram na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública nos semestres de 2019.2 e 2020.2 e que cursaram o componente “Narrativas em Medicina”. A captação dos estudantes foi realizada através do método de Snowball, a partir de um “participante chave”. As entrevistas foram realizadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, tendo sido gravadas e transcritas na íntegra. Para definir a quantidade de entrevistas necessárias, foi utilizado o método de saturação de dados. A análise de dados foi realizada através do método da temática de sentido segundo Minayo. RESULTADOS: Foram entrevistados 28 estudantes e, após a análise das entrevistas, foram identificadas quatro categorias: experiência do componente, interferência na vida estudantil e profissional, mudanças no componente e mudança nos hábitos de leitura. A partir da análise dessas categorias, foi possível identificar os benefícios das narrativas tanto para a tríade estudante, médico e paciente, quanto para a humanização do cuidado. CONCLUSÃO: Foi identificado que os alunos tiveram uma compreensão proveitosa do componente, pois puderam exercitar um cuidado amplo para além do biológico e tecnicista, dando enfoque à prática médica através do lado sensível e humanizado para além do técnico. A partir desse estudo, foi possível perceber o impacto positivo da matéria de “Narrativas em Medicina” na saúde mental dos alunos e, em partes, na sua vida profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Medicina Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.title | Narrativas em medicina: possíveis impactos na vida de estudantes de medicina | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Thereza Uzêda Espinheira Florentino - Narrativas em medicina possíveis impactos na vida de estudantes de medicina - 2023.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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