Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Luísa Maquieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T12:47:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T12:47:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7030 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: inserida na temática do profissionalismo médico, a custo-consciência se propõe a garantir a qualidade, a assegurar a ética e a otimizar os custos das abordagens médicas. A percepção dos estudantes de medicina sobre essa importante temática ainda é pouco explorada. Objetivos: descrever a percepção da custo-consciência no currículo médico, pelos estudantes de medicina; analisar os discursos acerca da percepção dos estudantes com o atual estado da arte. Metodologia: estudo de natureza descritiva de abordagem qualitativa. O estudo faz parte de um projeto matriz intitulado “Impacto da Campanha Choosing Wisely no Internato Médico”; foi utilizado um questionário aplicado na plataforma SurveyMonkey® em alunos do 10º semestre de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A análise qualitativa foi realizada por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin com categorias definidas a priori e emergentes. Para a etapa de categorização, foram convidados dois pesquisadores membros do Grupo de Pesquisa Pró-Ensino na Saúde. Resultados: foram analisadas 66 respostas ao formulário, que geraram 87 unidades de registro. Após os processos de análise e tratamento de dados, foram identificadas quatro unidades temáticas por categorias de análise com suas subcategorias: 1. Princípio da prioridade do bem-estar do paciente; 2. Princípio da justiça social; 3. Princípio da autonomia; 4. Formação do médico. Os resultados possibilitaram o aprofundamento em temas como a diminuição dos riscos ao paciente, a deficiência do sistema de saúde brasileiro e a influência da mídia na prática médica. Conclusão: alunos expostos a campanhas de custo-consciência na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foram capazes de assimilar os conhecimentos necessários para compreender a relevância da temática e sua aplicabilidade na prática médica. A implementação da custoconsciência no currículo médico é um método adequado para proporcionar mudanças concretas na realidade médica atual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Técnicas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Custos em Cuidados de Saúde | pt_BR |
dc.title | Percepção da custo-consciência por estudantes de medicina uma análise qualitativa | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luísa Maquieira Menezes - Percepção da custo-consciência por estudantes de medicina uma análise qualitativa - 2023.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.