Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Victor Jucá-
dc.date.accessioned2023-06-27T10:05:06Z-
dc.date.available2023-06-27T10:05:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6875-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A educação médica, modernizada pela inserção da tecnologia na metodologia de ensino, permite a centralização do aluno no aprendizado através de um modelo ativo. Nesse contexto, o método e-learning promove um ensino interativo, através de recursos online, amplamente aceito, principalmente se utilizado de forma complementar com aplicativos de boa usabilidade. Assim, o Guia de Bolso Automático (GBA) surge como uma ferramenta digital interativa para auxiliar no ensino da anatomia. Objetivo: Verificar a usabilidade do Guia de Bolso Automático (GBA) como método de revisão anatômica para alunos do 1º e 2º ano do curso de medicina. Metodologia: O estudo foi realizado com discentes do 1º ao 4º semestre do curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que utilizaram o GBA como método de revisão de anatomia durante o ano de 2020 e 2021. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos no formulário virtual. A System Usability Scale (SUS) foi utilizada para quantificar a percepção do usuário sobre a usabilidade do GBA. Já a Self-Directed Learning Readiness Scale (SDLRS), consiste em uma escala que objetiva medir a aprendizagem autodirigida do aluno e foi utilizada de forma adaptada. Este trabalho seguiu as premissas éticas da resolução 466/12 do CNS e do ofício circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador- BA (CAAE: 47481621.2.0000.5544). Resultados: O questionário foi respondido por 103 alunos, sendo a maioria dos participantes do sexo feminino (68,9%), com idade entre 18 e 20 anos (72,9%) distribuídos entre 1º ao 4º semestre, de forma que 67% dos participantes foram do 1º semestre. O resultado do Score SUS evidencia que o GBA é considerado um aplicativo OK - Score SUS 68,4. Ao analisar os resultados da SDLRS, percebe-se que a maioria dos participantes responde com um tipo de perfil de estudante mais ativo, que sabe estudar bem por conta própria (73,8%) e sabe localizar as informações que busca (16,5%). Além disso, apresentam boa familiaridade com recursos digitais (80,5%), porém menos da metade tem preferência por essa modalidade. Conclusão: O GBA apresentou uma boa usabilidade geral quando avaliado através do Score SUS, com uma pontuação de 68,3. Confirmando ser uma boa ferramenta para revisão do conteúdo de anatomia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteLearningpt_BR
dc.subjectEducação Onlinept_BR
dc.subjectAprendizagem a Distânciapt_BR
dc.subjectValidação de Softwarept_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleGuia de bolso automático (gba): teste de usabilidade de um recurso e-learning para revisão de anatomia descritivapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.