Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6854
Título: Principais fatores de risco pré-operatórios para o desenvolvimento de sepse pós-cirúrgica
Autor(es): Vitorino, Rafael Campos
Palavras-chave: Sepse
Choque
Cirúrgico
Pós-operatório
Cirurgia
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A ocorrência de infecções no período pós-operatório é uma situação relativamente comum e potencialmente grave. Nesses pacientes, a evolução para sepse é um desfecho que deve ser evitado, devido à grande mortalidade associada. O objetivo deste estudo é identificar os fatores de risco pré-operatórios associados ao desenvolvimento de sepse pós-cirúrgica. Métodos: Foi feita uma revisão sistemática de estudos observacionais de coorte encontrados na plataforma PubMed, publicados a partir de 2012. Foram extraídos dados referentes à incidência de sepse ou choque séptico, bem como variáveis clínicas associadas ao desenvolvimento de sepse. Resultados: 201 artigos foram encontrados a partir da busca literária, dos quais cinco foram selecionados para a análise final. Houve maior predominância de pacientes do sexo masculino, variando entre 51,6% e 81,1%. A média de idade dos pacientes entre os estudos foi de 54,2 anos. A incidência de sepse variou de 1,9% a 67,4%. Um dos estudos encontrou 24,6% de sepse entre pacientes que receberam transfusão sanguínea. Conclusão: Transfusão sanguínea no período pré-operatório foi associada a maiores incidências de sepse. Além disso, pacientes do sexo masculino apresentaram maior incidência de sepse pósoperatória, sugerindo risco aumentado nessa população.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6854
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.