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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Prates, Maria Eduarda Lehubach Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T09:44:47Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T09:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6836 | - |
dc.description.abstract | Introdução: No contexto, em que estudantes do curso de Medicina apresentam dificuldade em desenvolver uma aprendizagem ativa, construtiva, significativa, mediada e autorregulada apenas com o que é proposto pelo currículo planejado, as Ligas Acadêmicas e Monitorias tornam-se alternativas atrativas para obter-se o desenvolvimento acadêmico desejado, uma vez que permitem ao aluno viver experiências no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Esse estudo, diferente dos já realizados, busca compreender se há uma influência das LAs e Monitorias na formação do acadêmico de Medicina e, caso exista, quais áreas afetadas por essas atividades. Objetivo: Descrever a percepção dos estudantes do curso de Medicina sobre o papel das ligas e/ou monitorias no seu processo de ensino aprendizado. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com estudantes do primeiro ao quarto ano do Curso de Medicina de uma faculdade particular e de uma universidade pública de Salvador, BA. Os estudantes responderam à um formulário online construído pelas pesquisadoras com base na pergunta investigativa do trabalho. Os dados sociodemográficos, acadêmicos e as respostas à escala Likert foram avaliados no software Statiscal Package for Social Science versão 25.0. Já as respostas à questão discursiva foram estudadas pela estratégia de análise do conteúdo de Bardin. Resultados: 209 estudantes responderam ao questionário, que resultaram em 203 respostas válidas. A média de idade dos alunos foi de 22,38 anos (dp:3, 107), 65% eram do sexo feminino e 79,80% eram estudantes da faculdade particular e a maioria (70,9%) cursava o ciclo clínico, 5° ao 8° semestre. A LA foi a atividade acadêmica mais frequentada pelos discentes do primeiro ao quarto ano do curso. No que se refere às respostas à escala Likert, notou-se que as perguntas referentes ao estímulo ao estudo, desenvolvimento de autoconfiança, facilidade em compreender um conteúdo e percepção subjetiva do próprio aprendizado foram associadas por mais de 70% dos alunos à execução de LA e Monitorias e, no que tange ao uso de métodos de estudo ativo, não houve diferença entre os grupos de estudantes que discordaram, são indiferentes ou que concordaram com a afirmativa. Na análise de conteúdo das respostas subjetivas, pode-se identificar 4 temáticas relacionadas à atividade em LA e Monitoria, sendo elas: sentimentos despertados/desenvolvidos pela participação em ligas e/ou monitorias, habilidades relacionadas à docência (comunicação, síntese e simplificação de informações, uso de ferramentas como o Power Point), relacionamentos interpessoais e oportunidades. Sendo que dos 203 discentes participantes, apenas 2 não identificaram qualquer influência ou benefício em ter participado dessas atividades extracurriculares. Conclusão: O estudo concluiu que, mesmo que não ocorra de forma uniforme para todos aqueles que realizam essas atividades, as Ligas Acadêmicas e Monitorias exercem uma influência benéfica na formação dos acadêmicos de Medicina, já que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, autoconfiança, responsabilidade, autonomia e autocrítica, contato com a prática profissional futura, além de contribuírem para a aquisição do conhecimento teórico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Liga Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
dc.title | Influência das ligas acadêmicas e monitorias na formação do estudante de medicina | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Eduarda Lehubach Ferreira Prates - Influência das ligas acadêmicas e monitorias na formação do estudante de medicina - 2022.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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