Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fleischhauer, Júlia Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T17:34:18Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T17:34:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6796 | - |
dc.description.abstract | Introdução: a música vem sendo utilizada para uma grande variedade de funções, desde a simples diversão até a criação de terapias avançadas para recuperação da saúde, em seus aspectos físico, mental e emocional. Objetivos: a pesquisa foi realizada com o propósito de identificar como o estudante de medicina da EBMSP é capaz de perceber a música em sua vida e como a utilizam no desenvolvimento do bem-estar mental e emocional. Para tanto, se fez necessário identificar as características relacionadas com o gosto dos participantes pela música, com o contexto em que a música é utilizada por eles e a importância da música em suas vidas, bem como obter informações a respeito da percepção que os participantes da pesquisa têm sobre diferentes músicas e o efeito das mesmas no seu estado mental e emocional. Metodologia: o trabalho em questão compreende a análise de informações obtidas por meio de questionários com o fim de favorecer aos estudantes o desenvolvimento da consciência do poder da música na saúde mental e emocional. Tais questionários foram aplicados ao conjunto de estudantes de medicina da EBMSP, compreendendo uma amostra de 76 participantes, por meio de formulário eletrônico, atendendo a uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo, portanto, um estudo primário, analítico de corte transversal e individuado. Resultados: ao fim, buscou-se analisar se a música pode ter relação com o desenvolvimento do bem-estar mental e emocional dos estudantes de medicina da EBMSP chegando à conclusão de que há uma estreita relação da música com o desenvolvimento de bem-estar mental e emocional. Conclusão: o estudante de medicina utiliza a música em sua vida diária, porém não utiliza com consciência ou tem conhecimento sobre o poder da música como recurso para o desenvolvimento do bem-estar mental e emocional. Assim, a partir disso, sugere-se a criação de espaço dentro da universidade que possam vir a suprir tais conhecimentos tão importante para a formação do profissional da saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar mental e emocional | pt_BR |
dc.subject | Estudante de medicina | pt_BR |
dc.title | O contexto da música no desenvolvimento do bem-estar mental e emocional dos estudantes de medicina da escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.